domingo, 17 de junho de 2007

Festas do Concelho

Oeiras comemora o seu feriado municipal a 7 de Junho, evocativo da elevação a vila e da criação do concelho de Oeiras, em 1759, por carta régia de D. José I. Nessa data é concedido também o título de Conde de Oeiras a Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal.





As festas do concelho, em 2007, vão de 1 a 23 de Junho, realizando-se diversas actividades, em diferentes pontos do município.

No Jardim Municipal, como habitualmente, realiza-se uma feira popular semelhante a muitas outras, pelo país fora. As feiras, aliás, por serem espaços de entrada livre, são acessíveis aos estratos sociais mais baixos. A feira de Oeiras não foge à regra, na composição social e no tipo de produtos vendidos.
Majericos
Não podiam faltar numa festa popular que se preze! O arranjo da barraca, parecendo um altar de Santo António, está feito com bom gosto. Very nice.
Sardinhas na brasa
Apesar de serem vendidas a 1,50 €,
as sardinhas também não podiam faltar na feira! É Portugal no seu melhor, a cheirar a sardinha, no mês de Junho.



Licor afrodisíaco
Já vai sendo comum, em qualquer feira, encontrar quem se preste a dar um contributo para o 'levanta pau' vendendo afrodisíacos apropriados.

Amarelos
São muita giros estes ex-libris de Lisboa!



Espetáculo de som e luz!
Fogo de artifício, acompanhado de música, é fantástico. Quando o cenário é o Porto de Recreio de Oeiras - o mar, a barra do Tejo - o efeito é espetacular! As fotos é que não ficaram grande coisa!


Rassemblement
Espectadores no paredão, em noite de chuva, a caminho da marina, onde terá lugar o lançamento do fogo de artifício. O princípio do fim da festa está prestes a começar.






Na Côrte do Roi Soleil a nobreza divertia-se assistindo a espetáculos de son et lumière. A Revolução democratizou o espetáculo! E lá temos nós o 'povo da Linha', unido na visão Apocalipse!















A Festa acabou C'est fini! Going home


THE END
Em 2008 há mais!

1 comentário:

FC disse...

Tenho pena de nao ter estado presente nesta festa,apesar de nao pertencer ao concelho de oeiras.Fica para uma proxima vez,que concerteza nao irei faltar!!!

Cumprimentos,

Francisco Catarino